Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PARTILHAR EXPERIÊNCIAS, DIVULGAR NOVOS PROJECTOS E TIRAR DÚVIDAS NO QUE TOCA A HIDROPONIA


+4
José Carneiro
redragon
Verdeponia
Hidroponic
8 participantes

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    avatar
    Hidroponic


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Hidroponic Qui Out 24, 2013 9:15 pm

    Boa noite a todos.

    Uma vez que o forum não tem uma secção de apresentação, aproveito o meu primeiro tópico para me apresentar e partilhar o porquê de aqui estar.
    Neste momento encontro-me a instalar uma estufa com capacidade para 65.000 células de NFT, incluindo bancadas de germinação, berçario e engorda.
    Por esta razão estou interessado na experiência de todos e em partilhar a minha experiência com todos, claro.

    Também estou ligado à montagem de estufas, com o devido sistema de controlo climático (com todo o equipamento necessário) e sistemas de fertirrega, embora esta última parte ainda se encontre em desenvolvimento, testes e aperfeiçoamentos.
    Caso estejam interessado em estufas industriais, solicitem orçamento (é gratuito Smile) e podem solicitar toda a informação que quiserem sobre estufas e controlo climático dentro das estufas.

    Com os melhores cumprimentos a todos,
    Ótimas culturas
    avatar
    Verdeponia


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 25/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Verdeponia Sex Out 25, 2013 2:45 pm

    Caro Hidroponic, sou novato nestas matérias por isso gostaria de conhecer estações hidroponicas. É possivel vistar a sua? Onde se localiza? Eu vivo em Almada. Cumprimentos.
    avatar
    Hidroponic


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Hidroponic Sex Out 25, 2013 6:26 pm

    Olá Verdeponia.

    Neste momento, não é a melhor altura para visitar a minha instalação pois encontra-se em montagem.
    Actualmente temos estrutura da estufa e armazém concluídos, e estamos a instalar todo o interior, ou seja, bancadas de NFT suspenso, Fertirrega e controlo climático.
    A conclusão de obra está programado para início de Dezembro, altura em que estaremos em condições de iniciar algumas culturas de teste.
    A instalação encontra-se na zona de Montemor-o-Velho (Coimbra) e terei todo o gosto em o receber nessa altura.
    Desta forma, agende um próximo contacto para essa altura, para que lhe possa dar toda a informação de como chegar até nós.


    Com os melhores cumprimentos
    avatar
    redragon


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 20/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por redragon Sáb Out 26, 2013 6:21 pm

    Boas,
    Ando a varias semanas a tentar saber preços para montar uma estufa para cultivo hidropónico, gostei da experiencia com alfaces e pimentos (feito no verão) e ia arriscar manter a mesma vontade durante o Outono/Inverno.
    Por isso estava a pensar começar com uma estufa de 3 mnt largura por 6 de comprimento.
    Consegue-me arranjar orçamento para estas medidas ? e que matérias usaria ?
    Eu pensei em fazer a estrutura com tubo SCH.40 de 1 polegada e usar plástico Indasol de 210 m, só que não arranjo orçamento para o plástico.
    Consegue ajudar ou dar uma dica ?
    Já agora, andei pela net e já vi alguma coisa sobre LED's para culturas hidropónicas, consegue-me também dar algumas dicas sobre que LED's usar ?

    Obg
    avatar
    Hidroponic


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Hidroponic Qua Out 30, 2013 7:40 pm

    Boa tarde redragon.

    Tipicamente não trabalhamos áreas tão pequenas.
    As estufas que estão a ser implantadas no terreno são estufas com certificação e testes de robustez ao nível da estrutura metálica e o filme plástico aplicado é de excelente qualidade certificado e com garantias para a área agrícola com caracterização UV, difusão e transparências luminosas garantidas.
    Estamos a falar de estufas industriais.

    Quanto aos leds, encontra-se muito material online, sobretudo para pequenas instalações e para pequenos testes.
    Pode ver marcas de referência, com soluções profissionais como a Philips, a Lumigrow ou a Illumitex, ou ver soluções mais low cost nas lojas de Hidroponia mais conhecidas como Hydroponics.eu, HHydro.com, urbicult ou OasisHydro.
    Quanto aos leds e à iluminação para agricultura, poderíamos ter aqui uma longa conversa e discussão sobre as mais diversas perspectivas quanto à iluminação.
    O led sem dúvida é mais eficiente em termos de Lux/Watt que qualquer tecnologia actualmente, mas tem o custo de instalação elevado.
    Quanto às necessidades de intensidade depende da cultura em causa (o ideial será poder fazer dimming de luz com base num sensor de luminosidade exterior) e poder radiar comprimentos de onda entre os 400 e os 700nm (veja os diagramas de radiação absorvida pela clorofila e pelos carotenóides)
    Tipicamente os iluminadores a led aparecem unicamente com as componentes Azul e Vermelha, deixando o Verde de parte ( o que equivale a poupar 1/3 da potencia consumida tendo em conta a luz branca RGB). Isto acontece porque a clorofila absorve pouca radiação nos comprimentos de onda "verdes", e é por reflectir esta radiação que as plantas surgem aos nossos olhos de cor verde. No entanto as plantas absorvem alguma radiação neste comprimento de onda e por isso uma iluminação com todas as componentes é sempre uma iluminação mais completa tendo em conta as reais necessidades da planta.
    Também o ultra-violeta é absorvido pelas plantas (sobretudo ao nível do carotenóides) mas tipicamente também não apareça contemplada nos sistemas de iluminação. Também não representa uma falta essencial para ciclos de cultivo curtos, segundo a maior parte das opiniões.

    Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas e a dar algumas indicações de pesquisa.
    Qualquer coisa disponham.

    Boas culturas
    avatar
    José Carneiro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 02/11/2013
    Idade : 46
    Localização : Torfa

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por José Carneiro Dom Nov 03, 2013 8:30 pm

    A construção de estufas requer o licenciamento e consequentemente o pagamento de imposto?
    avatar
    Hidroponic


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Hidroponic Seg Nov 11, 2013 9:24 am

    Bom dia José Carneiro.

    A estufa tipicamente é considerada como uma estrutura amovivel e por isso não necessita de licenciamento.
    No entanto, no caso de ter armazém, precisa de entregar na câmara da sua zona de residência os projectos de implantação da estufa e do armazém bem como os projectos de especialidade do armazém, respeitando a legislação em vigor (distância à via publica, etc...)
    É importante ter em mente que todos estes processos variam de Concelho para Concelho, pelo que lhe sugiro que se inteire junto da câmara da sua zona de implantação de projecto, afim de apurar todos os procedimentos necessário e eventualmente realizar um orçamento de despesas documentais.
    A partir do momento em que interage com os serviços para entrega de documentação de projecto, vai ter de pagar, e normalmente estes custos que podem atingir várias centenas de euros, não são considerados no plano de negócios do projecto.

    Espero ter ajudado em alguma coisa.
    Boas culturas
    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por tiagooliveira20 Seg Nov 11, 2013 7:14 pm

    Tive uma pessoa que foi tratar de um assunto à câmara e como estou para começar a construção de uma estufa pedi para perguntar isso e o que lhe disseram é que se a estufa for chumbada com cimento necessita de licença, caso seja apenas espetada sem levar fundações em cimento então já não necessita de licença.

    De qualquer maneira amanhã irei lá para saber mais ao certo se é mesmo assim!!
    avatar
    Hidroponic


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 24/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Hidroponic Seg Nov 11, 2013 7:57 pm

    Boa noite.

    As estufas, apesar de terem os pilares chumbados ( é feito uma perfuração com 80cm de profundidade e cerca de 40cm de diametro onde os pilares são chumbados a 40-50cm) são consideradas estruturas amoviveis.
    Sem dúvida que o melhor é sempre consultar a câmara da zona de implantação do projecto para se apurarem as necessidades legais e financeiras.

    Boas culturas
    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por tiagooliveira20 Seg Nov 11, 2013 10:58 pm

    Após alguma pesquisa no google encontrei estas referências em vários sites de câmaras municipais:

    "Estufa
    Posso edificar uma estufa sem pedir licença à Câmara Municipal?
    Sim, desde que constitua estufa de jardim com altura inferior a 3 m e área igual ou
    inferior a 20 m2.
    Para executar este tipo de obra apenas necessita de comunicar à Câmara Municipal o início dos trabalhos através do requerimento Comunicação do inicio dos trabalhos , 5 dias úteis antes do início da obra."

    Além disso em relação ao ser considerado estrutura amovível encontrei um parecer emitido pela REN em que lá no meio tem isto:

    ..."Ora, o conceito de edificação encontra-se definido na alínea a) do artigo 2 º do Dec-lei n º 555/99, na sua última redacção dada pelo decreto-lei n º 26/2010,, como a actividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou  conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com carácter de permanência.
    Ora, uma estufa insere-se no conceito de edificação incluído na segunda parte desta alínea a), ou seja, é uma construção que está incorporada no solo com carácter de permanência.
    Está incorporada no solo, dado que tem que tem que ter necessariamente fundações que a ligam ao solo e seguram ao solo."


    Por isso informem-se bem nas câmaras municipais, e quando eles vos disserem que não é necessário licença o melhor será pedir uma declaração em como os informaram do início da construção para mais tarde não haver surpresas!!
    avatar
    poetheart


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 13/12/2013

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por poetheart Sex Dez 13, 2013 10:05 pm

    Hidroponic escreveu:Boa noite a todos.

    Uma vez que o forum não tem uma secção de apresentação, aproveito o meu primeiro tópico para me apresentar e partilhar o porquê de aqui estar.
    Neste momento encontro-me a instalar uma estufa com capacidade para 65.000 células de NFT, incluindo bancadas de germinação, berçario e engorda.
    Por esta razão estou interessado na experiência de todos e em partilhar a minha experiência com todos, claro.

    Também estou ligado à montagem de estufas, com o devido sistema de controlo climático (com todo o equipamento necessário) e sistemas de fertirrega, embora esta última parte ainda se encontre em desenvolvimento, testes e aperfeiçoamentos.
    Caso estejam interessado em estufas industriais, solicitem orçamento (é gratuito Smile) e podem solicitar toda a informação que quiserem sobre  estufas e controlo climático dentro das estufas.

    Com os melhores cumprimentos a todos,
    Ótimas culturas

    Boas, eu também estou por cá, a procura de informação, e partilha de conhecimento e de experiências...

    De momento, apenas tenho uma amostra de sistema hydro, um berçário e um grow de 400 células.

    Começa-se por pouco, e se vir que dá resultado, se aumenta...

    De momento, produzo alface, e me tenciono especializar um pouco nesta hortícola, mas em vista para produção de outros hortícolas e morangos.

    Sei que a mistura tem que ser adaptada ao que queremos produzir, por isso, vamos passo a passo...

    PoetHeart
    avatar
    tiagoanes


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 27/01/2014

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por tiagoanes Seg Jan 27, 2014 4:26 am

    Boa noite, Gostaria de saber se fazem orçamentos de montagem de estufa e climatização, com a possibilidade de o orçamento vir com o valor por m2. a área irá ser entre 5000m2 e 7000m2. Fazem montagem do cabeçal de rega? Em termos de hidroponia também fazem montagem nft? Obrigado
    avatar
    Ico


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/11/2014

    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Orçamento para sistema Hidroponico

    Mensagem por Ico Qui Nov 20, 2014 6:05 pm

    Boa tarde

    Sou novo por aqui, e verdinho nestas andanças.

    Alguém me consegue dar umas dicas, assim como orçamentos?
    Alguém já experimentou hidroponia com àgua salgada? É possivel? Quais serão as principais diferenças?
    Qual será o valor para fazer um sistema de hidroponia numa estufa com 2500 m2?
    Alguem me pode dar ideias?

    Cumprimentos

    Conteúdo patrocinado


    Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos Empty Re: Estufas, sistema de Controlo climático e Fertirrega - Orçamentos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 1:42 pm