Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PARTILHAR EXPERIÊNCIAS, DIVULGAR NOVOS PROJECTOS E TIRAR DÚVIDAS NO QUE TOCA A HIDROPONIA


2 participantes

    NFT Berçário - Por cima ou independente?

    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por tiagooliveira20 Ter Nov 12, 2013 5:06 pm

    Tenho-me deparado com uma enorme dúvida em como montar o sistema de NFT em relação à parte de berçário. Como devem conhecer, o que agora anda a ser feito por muitos lados é a montagem do sistema de bancada de 2 andares, ficando a fase de crescimento por baixo e o berçário em cima. No entanto existe muita gente que diz que este método traz muitos problemas, muito por causa da sombra provocada.

    O outro método que tenho visto é o de ter bancadas apenas com 1 andar e colocar num canto um espaço para ter bancadas apenas de berçário com uma quantidade maior de tubos para que em pouco espaço consiga ter plantas para toda a fase de crescimento da restante estufa.


    Na vossa opinião, 2 andares ou apenas 1? Vantagens e desvantagens?
    avatar
    poetheart


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 13/12/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por poetheart Sex Dez 13, 2013 9:50 pm

    A meu ver, o sistema devia ser totalmente independente, visto a quantidade de nutrientes na solução ser muito diferente.

    mas num pequeno sistema, pode ser colocado na parte interior, ou seja, no meio do sistema de tubos, ou no "andar de cima" mas com distancia entre tubos, para fazer menos sombra, ou aproveitar e utilizar plástico reflector para aproveitar o sol que passa no meio dos tubos para dar mais sol a planta....

    By PoetHeart.
    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por tiagooliveira20 Sex Dez 13, 2013 10:07 pm

    Já avancei com o berçário superior. Não é para uma área pequena, mas todos os relatos que me deram foi que não existem contras em fazer assim! O sol acaba por não ser muito tapado, são tubos pequenos, são plantas pequenas, etc. Os nutrientes, nem que se ponha um sistema independente apenas para os tubos de cima!!

    Mas obrigado pela opinião!!
    avatar
    poetheart


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 13/12/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por poetheart Sex Dez 13, 2013 10:15 pm

    tiagooliveira20 escreveu:Já avancei com o berçário superior. Não é para uma área pequena, mas todos os relatos que me deram foi que não existem contras em fazer assim! O sol acaba por não ser muito tapado, são tubos pequenos, são plantas pequenas, etc. Os nutrientes, nem que se ponha um sistema independente apenas para os tubos de cima!!

    Mas obrigado pela opinião!!

    Tudo depende do valor que se quer investir, o do que se quer produzir...

    Eu de momento tenho em prateleira, o berçário em cima do crescimento.

    Mas pelo que estou a aprender, as misturas são de diferentes, ou seja, para tirar o melhor proveito do sistema, tenho que fazer 2 estruturas, canalização, deposito, e bomba de água, ou seja, os custos vão aumentar...

    Ou seja, embora a bomba de Oxigénio sirva para os dois sistemas, a bomba de água já não, ou então investir um pouco mais e utilizar uma bomba externa com electrovalvula no sistema de bombeamento e no sistema de recuperação.

    Mais tempo de consumo de electricidade, mais custo na produção...
    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por tiagooliveira20 Sex Dez 13, 2013 10:20 pm

    Estamos a falar de coisas diferentes, estás a falar de uma estrutura caseira, eu estou a falar de uma estufa para comércio!!
    avatar
    poetheart


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 13/12/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por poetheart Sex Dez 13, 2013 10:29 pm

    Tiago, aí o sistema é diferente...
    Vira PRO.

    Mas eu se continuar com este projecto, vou montar uma mais profissional, e vou montar em sistemas separados. Ocupa mais espaço, mas também se pode tirar mais rendimento, pois no berçário convém teres uma temperatura mais alta, para acelerar o desenvolvimento/crescimento da planta e suas raízes, depois na fase de crescimento, a temperatura pode ser mais baixa.

    Se quiseres depois trocar ideias sobre isso, avisa, tenho algumas...

    também depende da estufa que montes, 2 ou 3 berçários em cima do crescimento não faz diferença, e depois, se puseres plástico reflector nos intervalos dos tubos de baixo vais compensar essa perda de luz feita pelos tubos superiores.
    avatar
    tiagooliveira20


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 15/10/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por tiagooliveira20 Sex Dez 13, 2013 10:37 pm

    poetheart escreveu:Tiago, aí o sistema é diferente...
    Vira PRO.

    Mas eu se continuar com este projecto, vou montar uma mais profissional, e vou montar em sistemas separados. Ocupa mais espaço, mas também se pode tirar mais rendimento, pois no berçário convém teres uma temperatura mais alta, para acelerar o desenvolvimento/crescimento da planta e suas raízes, depois na fase de crescimento, a temperatura pode ser mais baixa.

    Se quiseres depois trocar ideias sobre isso, avisa, tenho algumas...

    também depende da estufa que montes, 2 ou 3 berçários em cima do crescimento não faz diferença, e depois, se puseres plástico reflector nos intervalos dos tubos de baixo vais compensar essa perda de luz feita pelos tubos superiores.

    Sim, podemos trocar ideias claro. Parece que percebes do assunto e toda a ajuda é bem vinda!!

    Mas isso da temperatura para uma estufa grande é difícil de controlar, ou então gastas um dinheirão para adaptar um sistema de aquecimento na estufa.

    (PS. Vê a minha mensagem privada)
    avatar
    poetheart


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 13/12/2013

    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por poetheart Sex Dez 13, 2013 10:46 pm

    Tiago, uma estufinha dentro de uma estufa...

    Sempre a torna mais quente!

    e podes sempre aproveitar o ar quente (que se eleva na estufa) e envia-lo para a parte inferior da estufinha....

    são esquemas físicos, que bem aproveitados torna nossa eficiência mais eficiente e ecológica Razz


    Conteúdo patrocinado


    NFT Berçário - Por cima ou independente? Empty Re: NFT Berçário - Por cima ou independente?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 7:36 pm