Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PARTILHAR EXPERIÊNCIAS, DIVULGAR NOVOS PROJECTOS E TIRAR DÚVIDAS NO QUE TOCA A HIDROPONIA


    Manipulação da Solução Nutritiva

    avatar
    HydroNerd
    Admin


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 07/10/2013
    Idade : 44
    Localização : Lisboa

    Manipulação da Solução Nutritiva Empty Manipulação da Solução Nutritiva

    Mensagem por HydroNerd Sex Out 11, 2013 5:41 pm

    Após o preparo da solução, existem alguns fatores que devem ser controlados para o completo e perfeito desenvolvimento da planta, aproveitando ao máximo a solução nutritiva:

    - Temperatura - a temperatura da solução não deve ultrapassar os 30ºC, sendo que o ideal para a planta é a faixa de 18ºC a 24ºC em períodos quentes (verão) e 10ª.ºC a 16ºC em períodos frios (inverno). Temperaturas muito acima ou abaixo desses limites causam danos à planta, bem como uma diminuição na absorção dos nutrientes e, consequentemente, uma menor produção, com produtos de baixa qualidade, que serão vendidos a preços mais baixos.

    - Oxigénio - a oxigenação da solução é muito importante. É preciso utilizar uma boa água e oxigenar a solução constantemente para obter um bom nível de absorção dos nutrientes. A oxigenação pode ser feita durante a circulação da solução no retorno ao reservatório ou com a aplicação de ar comprimido ou oxigénio.

    - Pressão Osmótica - Quando se dissolvem sais na água, a sua pressão osmótica aumenta, ou seja, a tendência que a solução tem de penetrar nas raízes diminui, até o ponto que deixa completamente de penetrar e começa a retirar a água das plantas. Isso ocorre pelo facto de a água se movimentar de um meio hipotônico para um meio hipertônico ou, digamos, de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado. Por isso, a solução deve conter os nutrientes nas proporções adequadas, mas suficientemente diluídas para não causar danos. A pressão osmótica ideal está entre 0,5 a 1 atmosfera (atm.).

    - Condutividade eléctrica - Esse controle é de grande importância, pois determina quanto adubo existe na solução (quantidade de iões). Quanto mais iões tivermos na solução, maior será a condutividade eléctrica, e vice-versa. Existe um aparelho que mede a condutividade: o condutivímetro. Na utilização desse aparelho, as medidas ideais da solução ficam na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens / cm, que corresponde a 1.0 a 1.500 ppm de concentração total de iões na solução. Valores acima dessa faixa são prejudiciais à planta, chegando a sua total destruição.

    Valores inferiores indicam a deficiência de algum elemento, embora não se saiba qual e em que quantidade. A resposta só pode ser obtida com a análise química laboratorial da solução nutritiva.

    Bons cultivos Smile

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 9:15 pm